MÍDIA

Aqui está disponível o conteúdo publicado por revistas, sites e canais de TV, tudo que se refere aos nossos animais e nossa forma de trabalho.

 

Matéria Comércio do Jahu – online
(José Renato de Almeida Prado joserenato@comerciodojahu.com.br)

http://www.comerciodojahu.com.br/noticia.asp?id=1217546&titulo=Dois+C%C3%B3rregos%0D%0Atem+animais%0D%0Acampe%C3%B5es%0D%0Aem+miniatura

Dois Córregos tem animais campeões em miniatura

Sr. José Eden Matosinho

Há cerca de 20 anos, o dia-a-dia na Fazenda Água Azul, no município de Dois Córregos, alterou-se por completo. As mudanças ocorreram depois que o filho do agrônomo e empresário rural José Eden Matosinho ganhou de presente um pônei. O entusiasmo da família foi tamanho, que em duas décadas a propriedade se tornou referência estadual na criação de mini-horses, pôneis e, mais recentemente, minivacas. Um plantel nanico que é bonito de se ver e ainda dá lucro.
Matosinho, que é bisneto de um dos fundadores de Jaú, Joaquim de Oliveira Matosinho, reside em Bauru, mas semanalmente vai a Dois Córregos cuidar da propriedade, que está com a família desde 1940. A fazenda tem área total de 53 alqueires e hoje, além de ter por atividades o cultivo da cana-de-açúcar e a criação de gado cruzado, acomoda cerca de 57 cabeças de pôneis e mini-horses e sete minibovinos. O que teve início por acaso, se transformou em negócio.
O empresário rural conta que logo após seu filho ter ganho o pônei, resolveu adquirir outro exemplar, uma fêmea, a Rainha do Recreio, que já tinha título de campeã em competições da categoria. “A partir daí, fomos ampliando”, recorda. “Depois que meu filho cresceu, eu e Sueli, minha esposa, assumimos pra valer a criação. Agora são os netos que aproveitam.”

Diferenças 

A procura por animais mais elegantes, de menor estatura e mais atrativos ao consumidor brasileiro levou os Matosinhos a investir em raça de equinos denominada mini-horse. Segundo informação da Associação Brasileira dos Criadores de Mini-Horses, a palavra pônei não significa uma raça de cavalo, mas identifica grupo de equinos de baixa estatura. Consta que há mais de cem raças de pôneis diferentes, entre elas a mini-horse.
“O pônei é um animal que tem tronco mais avantajado, cabeça mais pesada e o mini-horse é um verdadeiro cavalo miniatura, com a cabeça mais leve”, explica Matosinho. “O padrão racial do mini-horse admite estatura máxima de 95 centímetros na cernelha”, diz. “Já o pônei admite até 1,15 metro.” O mini-horse é raça de tripla aptidão: serve tanto para sela como para tração ou simplesmente como animal de estimação.
A Fazenda Água Azul conta atualmente com vários animais campeões e reservados cam-peões nacionais. Um dos astros do plantel é o garanhão Hi-tech, adquirido há cerca de cinco anos, gerado no ventre de uma égua importada dos Estados Unidos. Mas o criador conta ainda com outros três garanhões, para evitar problemas de consanguinidade nos cruzamentos.

 

Matéria do Portal G1.globo.com

11/02/2012 21h00 - Atualizado em 11/02/2012 21h00

http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2012/02/mini-horse-e-fonte-de-renda-para-criador-em-dois-corregos-sp.html

Mini Horse é fonte de renda para criador em Dois Córregos, SP
Animais têm qualidade reconhecida em todo Brasil.
E tem preço partir de R$ 1.500.

Mini Horses ou apenas pôneis, como são conhecidos no Brasil, viraram fonte de renda para criador em Dois Córregos, interior de São Paulo.

A ideia da criação surgiu há 23 anos, quando o filho de José Éden Matosinho ganhou um animal de presente. O que era brincadeira, virou uma atividade lucrativa. Hoje o criador tem 60 mini cavalos e é vice-líder no ranking nacional de criadores da raça.

Além disso, cada animal que, no Brasil é resultado de cruzamento de cavalos de origem urugaia, argentina e dos Estados Unidos, é vendido por um preço que começa em R$1.500.

 

46ª FAPI – 4º DIA 03/03 – FINAL JULGAMENTO MINI HORSE

ABNTVCANAL22 - Participação do Haras Água Azul em um dos eventos
mais importantes do segmentos de Mini-horses do Brasil.

 

FAZENDA ÁGUA AZUL – PROGRAMA NOSSO CAMPO – TV TEM – 1999

 

 

FAZENDA ÁGUA AZUL – PROGRAMA NOSSO CAMPO – TV TEM – 2009

10 anos após a matéria de 1999 o programa Nosso Campo volta para a Fazenda Água Azul para visitar e mostrar os envolvidos na 1ª matéria.
A reportagem também mostra como o mercado se comporta dez anos após.

 

FAZENDA ÁGUA AZUL – TN2 – SPTV – 2012

Materia apontando a Fazenda Água Azul, como Vice no Ranking Nacional de Criadores.

 

FAZENDA ÁGUA AZUL – Programa Nosso Campo – 2012

 

 

46ª FAPI – 2º dia – Ourinhos/SP